Seja Mudança. Assista o vídeo.

Aulas Online: Três dicas para aprimorar no dia a dia

A educação não pode parar! É por isso que, durante a pandemia causada pela COVID-19, as aulas online se tornaram tão populares. Durante o isolamento social causado pelo vírus, foi esse método que possibilitou a continuidade do ano letivo.

É importante, então, que profissionais da área fiquem atentos a todos os tipos de novidades. Assim, estarão preparados para aplicá-las na sala de aula que, hoje em dia, não se restringe ao espaço físico.

Mesmo que ainda exista certa resistência referente ao ensino a distância, é impossível negar que essa modalidade de ensino oferece grandes benefícios para professores e alunos de cursos, escolas e universidades.

Enquanto professores podem preparar aulas mais dinâmicas e com materiais diversos, alunos podem acessar as aulas de diferentes localidades. Dessa forma, possuem mais liberdade e ganham mais independência nesse quesito.

Para garantir o sucesso das aulas on-line, portanto, é preciso que todos se dediquem e reconheçam o potencial dessa forma de ensino e aprendizagem.. 

No caso dos professores, esse empenho pode ser facilmente percebido no material disponibilizado por eles, assim como os que temos disponibilizado em nossa plataforma de conteúdos desde o início do distanciamento social.

Pensando nisso, a SM Educação separou três dicas que vão ajudar educadores de todas as áreas a prepararem as suas aulas online com mais facilidade e eficácia. Veja!


1 – Elabore roteiros para as aulas online

Você, educador, já sabe como preparar aulas. Nas aulas presenciais, roteiros são relevantes para ter um guia e garantir que tópicos importantes sejam abordados durante os minutos que você tem dentro da sala.

No ensino a distância, pouca coisa muda. Você ainda terá que se preocupar com o tempo disponível, e ter a certeza de que nada é deixado de lado. A única diferença é que pode existir certa dificuldade em avaliar o desempenho e progresso da classe.

Nesse sentido, a própria aula gravada deverá procurar incentivar o desenvolvimento de competências e habilidades.

Passo a passo para criação de roteiro de vídeo online




2 – Promova a interação

É comum sentir falta de interagir com a classe durante as aulas online, até porque a troca de ideias entre educador e aluno enriquece bastante todo o aprendizado.

Felizmente existem várias ferramentas que possibilitam essa conversa. Chats, grupos de estudo, plantão de dúvidas ao vivo: essas são apenas algumas opções oferecidas pela internet! Abra a mente e explore as maravilhas que podem ser encontradas no universo online.

Dicas para promover a interação a distância eração na educação



3 – Invista no YouTube

Você sabia que o YouTube possibilita a transmissão de vídeos ao vivo?

Essa é a maior plataforma de conteúdos audiovisuais do mundo. Além de ser muito popular na internet como entretenimento em geral, o YouTube também é útil para a educação, pois permite que professores ministrem as suas aulas a distância e em tempo real! Isso permite que alunos tirem suas dúvidas rapidamente e interajam entre si durante a sessão. 

Transforme o Youtube em um aliado das aulas online


Viu só como preparar aulas on-line pode ser mais fácil com boas técnicas e ferramentas? 

 

Conte com a SM para fazer o melhor pela educação

A SM Educação apoia a escola em tempos de pandemia e em todos os momentos, oferecendo diversos materiais que podem facilitar esse processo e garantir o sucesso de seu trabalho. Acesse nossa plataforma e fique sempre de olho.

Clique na imagem abaixo e conheça o nosso hub de conteúdos.

Hub educador - a educacao não para

 

Deixe seu comentário