Seja Mudança. Assista o vídeo.

Tecnologia educacional: o que é e como aplicar na aprendizagem

O mundo avança progressivamente todos os dias, com o objetivo de nos dar mais conforto e facilitar o nosso dia a dia. Com essa evolução, chega também a tecnologia educacional, que pode trazer muitas vantagens para o aprendizado.

Utilizar ferramentas tecnológicas a seu favor no ambiente de trabalho pode ser uma ótima forma de ganhar reconhecimento e otimizar processos. Por isso, é importante saber quais são os recursos disponíveis e como utilizá-los.

Neste texto vamos ensinar o que é e como aplicar a tecnologia educacional na aprendizagem. Confira!

O que é tecnologia educacional?

A tecnologia educacional pode ser definida como o uso de recursos e softwares que ajudam tanto os alunos quanto os professores. O avanço tecnológico possibilita uma interação diferente com os alunos, de acordo com a realidade deles, considerando-se que a maioria das pessoas utiliza smartphones e computadores todos os dias.

Utilizando aplicativos e outras ferramentas, é possível engajar os alunos mais facilmente. É uma maneira de sair do formato convencional de aula, em que o aluno é apenas ouvinte. Os jogos, por exemplo, podem ser usados para ajudar os estudantes a fixarem um assunto que foi discutido anteriormente.

Quais são as vantagens de investir em novas soluções tecnológicas para o aprendizado?

Utilizar mais de uma maneira de transmitir o conhecimento aos alunos pode ser a chave para ter a atenção deles e colaborar para que desenvolvam diferentes habilidades. Falamos sobre algumas das vantagens de utilizar tecnologia na educação, a seguir.

Ensinar de forma mais dinâmica e atraente

Manter sempre o mesmo formato de aula pode ser desmotivador para as duas partes. Com o uso de tecnologias, o aprendizado pode se tornar mais interessante para os seus alunos, que se sentirão mais animados com a matéria e se dedicarão mais às aulas.

Acompanhar as tendências mundiais

A inovação também é uma forma de manter as pessoas mais interessadas. O uso de tecnologias educacionais que sejam novidades torna o ensino mais dinâmico e desafiador para os alunos, que estarão motivados.

Preparar o aluno para um futuro cada dia mais tecnológico

Todos utilizam a tecnologia para lazer ou para agilizar questões do dia a dia. Mas como usar para estudos e trabalho? A escola pode ajudar a responder essa pergunta ao adotar a tecnologia para resolver problemas, contribuindo para que o aluno desenvolva o raciocínio crítico e a habilidade de selecionar ferramentas confiáveis. 

Reduzir a evasão e a reprovação

É comum vermos alunos que não gostam de ir às aulas, e que na primeira oportunidade abandonarão a escola. Com algumas ferramentas tecnológicas, fica mais fácil prender a atenção deles e fazer com que se sintam mais interessados no conteúdo transmitido.  

O uso de smartphones durante a aula, de forma paralela, sem intenção de aprendizagem, pode ser prejudicial. No entanto, a tecnologia educacional veio para facilitar o ensino do professor e ajudar o aluno a se sentir mais confortável no ambiente escolar, desde que a utilização das ferramentas seja planejada e mediada pelo professor, com intenções pedagógicas claras. Por isso, vale a pena apostar em novidades!

Agora que você já sabe o que é a tecnologia educacional e as suas vantagens, leia o nosso post e aprenda três maneiras de incluí-la na educação de jovens!

COMPARTILHE ESTA HISTÓRIAShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

2 Comentários

Deixe seu comentário