Seja Mudança. Assista o vídeo.

Organizando a semana pedagógica: definindo metas, planejando o ano

Quando planejamos uma festa para receber as pessoas das quais gostamos, nos preocupamos com o que serviremos, com a decoração, como deixar todos confortáveis e acolhidos. Nosso desejo é de que os momentos da festa fiquem na memória das pessoas de modo positivo. Assim também devemos fazer na semana pedagógica.

Ao organizarmos a semana pedagógica, devemos também ter como metas criar momentos positivos e relações significativas entre a equipe, que durarão o ano inteiro e garantirão o engajamento de todos. 

A semana pedagógica precisa proporcionar ao grupo momentos de acolhida, estudo, reflexão, diálogo e estabelecimento de metas. Os combinados e organizações são importantes, mas não devem ocupar todo o tempo.

O coordenador pedagógico é o maestro desse processo e precisa ter sensibilidade para conhecer sua equipe e pensar como a semana pedagógica pode oferecer momentos de crescimento e partilha.

O início de ano com a semana pedagógica

A cada início de ano letivo, novas expectativas são desenhadas: como serão nossos novos alunos? Como serão as relações? Como melhor desenvolver nosso trabalho? Acolher esses sentimentos e dúvidas é mais um momento importante a ser garantido na semana pedagógica.

Vejamos algumas sugestões para ajudar nesta programação:

Momento da acolhida 

Nosso local de trabalho torna-se nossa segunda casa. Na escola há pessoas que trabalham juntas por muitos anos e isso estreita as relações.

Por isso, preparar o ambiente para receber a equipe depois de um
período de férias é acolher primeiro os sentimentos, as relações e as pessoas, antes das funções. 

Que tal fazer um caminho, no local em que todos se encontrarão, com a foto de cada um e uma frase de acolhida?

É muito
significativo entrar em um espaço e se reconhecer como parte desse lugar, dessa equipe. 

Outra dica é a equipe ser recebida com música. Se a escola tem recursos ou até uma equipe de música que pode tocar para o grupo, dispõe de uma ótima alternativa para proporcionar um clima acolhedor.

Contemple toda a comunidade escolar

A equipe gestora e de coordenação pode aguardar a chegada dos professores para abraçá-los e dizer o quanto são importantes para a escola. Esse é outro gesto que faz com que a pessoa se sinta membro do grupo.

Neste momento em que vivemos, muito provavelmente essa semana pedagógica será virtual. Prepare um vídeo com fotos, escolha um texto motivacional que inspire a esperança e a empatia. Cuide dessa chegada, desse primeiro toque.

Todos ainda estarão mexidos por conta da situação atual, as incertezas continuam, apesar de termos vivido 2020 e percebermos que somos capazes de fazer muitas coisas novas. Mas devemos lembrar que reunimos pessoas e suas histórias, que são diferentes e especiais, e merecem ser ouvidas e respeitadas.

Presencial ou virtualmente, a chegada deve estar recheada de sentimentos e apoio. Por isso, reserve um tempo significativo para as pessoas falarem, se ouvirem, sorrirem. Precisamos garantir que elas se sintam presentes e parte do todo.

No momento presencial costumamos fazer um café. Virtualmente, peça que cada um leve algo que goste de beber, em um copo, taça ou caneca que seja especial. Proponha um brinde e permita que quem deseje falar possa expor seus sentimentos.

Se a escola tiver recursos, podemos mandar para cada professor uma pequena cesta de café (não precisa ser grandiosa, apenas para compartilharmos os alimentos) que todos consumirão juntos na reunião
on-line.

Deixe que contem sobre suas férias, aventuras e desventuras de um tempo tão diferente. Não traga ainda conversas pedagógicas ou recados, traga as pessoas e seus sentimentos. 

Momento do estudo na semana pedagógica

O ano de 2020 foi o ano das incertezas, do medo, do novo, das descobertas, de ocupar novos espaços de aprendizagem, do desafio. Cada escola viveu o período de maneiras diferentes, de acordo com as suas possibilidades

Ano passado fomos pegos de surpresa, mas 2021 não precisa ser assim. 

Veja quais foram os temas mais sensíveis para sua equipe: buscar recursos tecnológicos, como usar metodologias ativas, avaliação, planejamento, habilidades e competências, entre outros. A temática deve focar o grupo. 

Destine ao menos dois dias de estudo, de aprimoramento, de boas reflexões. Traga profissionais que trabalhem na área de formação docente para ministrar essas atividades. Caso não tenha essa possibilidade, veja, entre a equipe, quem pode se encarregar dessas tarefas. 

Momento de avaliar o processo e definir metas do ano

O que não pode faltar é a avaliação do ano que passou e o estabelecimento das metas deste novo tempo.

semana-pedagógica

Ao definirem metas para cada ano, convide-os a pensar na formação integral do aluno. Essas metas não devem ser apenas uma ação burocrática, mas sim o que motivará a construção de nossa caminhada ao longo do ano.

Com o grupo reunido, avaliem o ano letivo da escola e definam as metas para 2021. Pensem nos problemas a serem superados, nas necessidades a serem supridas, nos elementos que podem agregar, a fim de trazer mais qualidade ao trabalho de todos. 

Uma sugestão para essa dinâmica é usar o design thinking (que pode ser feito por meio de apps como: MindNode, FreeMind, Ree Plane e Coggle).

Reforce que essas metas precisam de tempo para serem cumpridas, ajude os participantes a pensarem os caminhos e, ao longo do ano, resgate-as e discuta os resultados.

Momento dos recados e informações 

Que tal fazer um vídeo rápido e dinâmico para apresentar todos os recados e informações? Além de ser um modo de possibilitar o registro e a consulta no momento que desejar, é uma maneira de proporcionarmos a mesma experiência vivenciada por nossos alunos: otimizar o tempo em grupo e usar as plataformas de aprendizagem.

Momento de organizar os espaços de aprendizagem na semana pedagógica

No ano que se inicia, esse momento será diferente. Não será tanto um tempo de decorar e arrumar os cantinhos, mas de ressignificar os espaços e atentar aos protocolos de segurança.

Aqui vale pensar se  as atividades presenciais serão retomadas, como ocorrerá esse processo e quais serão as plataformas virtuais utilizadas.

Arrumar esses ambientes significa, neste novo ano: pensar como podemos usar os espaços físicos de modo diferente e quais recursos usaremos virtualmente.

Principalmente, como realmente entendemos a ideia de
ensino híbrido, para nos organizarmos nesse sentido. Podemos trazer profissionais para auxiliar nesse processo.

Sendo assim, a semana pedagógica é sempre recheada de tarefas e sentimentos. Ou seja, o mais importante é focar no essencial: pessoas, metas e planejamentos.

O novo ano ainda traz muitas incertezas, mas um aprendizado especial de 2020 será de grande valia para 2021. DESSA FORMA, JUNTOS SOMOS MAIS FORTES! JUNTOS PODEMOS VENCER NOSSOS MEDOS E DESAFIOS! 

planejando-aulas-tatiana-pita-autora


 

1 comentário

Filomena de Lourdes Bruzaca Lopes escreveu:

Muito bom o conteúdo de organização da semana pedagogica


Deixe seu comentário