Seja Mudança. Assista o vídeo.

5 segredos para melhorar a prática pedagógica

Com o avanço da tecnologia e o crescente uso de smartphones, inclusive pelos mais jovens, ficou cada vez mais difícil para o educador ter a atenção dos alunos em sala de aula. Por isso, diversificar a prática pedagógica, inovando-a, é uma maneira de reverter ou, pelo menos, minimizar essa realidade.

Ter o trabalho de organizar uma aula e não conseguir o foco e a atenção plena dos alunos é frustrante. Por isso, fizemos este post que mostra cinco segredos para melhorar a prática pedagógica. Quer saber mais? Confira!

O que fazer para melhorar a prática pedagógica? 

1. Adote uma proposta colaborativa

Todo mundo sabe que a rotina de um professor não é nada fácil. Dar aulas em diferentes escolas e para várias turmas torna o tempo escasso. No entanto, o hábito de dividir com outros professores informações sobre estratégias para o ensino é muito importante. Essa troca pode melhorar o seu rendimento na sala, otimizar seu tempo e permitir que haja mais espaço para você se dedicar aos alunos.

2. Faça jogos ou outras práticas lúdicas

Realizar jogos eventualmente é uma boa maneira de deixar as aulas mais interessantes. Por meio deles, os alunos aprendem algumas informações de maneira mais dinâmica. Além disso, os jogos em grupos podem contribuir para o convívio social e desenvolver habilidades de relacionamento com os alunos.

3. Coloque os alunos para resolver situações-problema

Propor que os alunos resolvam situações-problema faz com que eles assimilem o conteúdo melhor. Além disso, essa prática ajuda o estudante a se desenvolver, já que, quando há o envolvimento em uma situação prática, aprende-se mais ainda.

4. Entenda o perfil da turma

Entender o perfil da turma para saber como trabalhar com ela e que materiais usar ajuda bastante a ter uma boa prática pedagógica. Cada turma se comporta de determinada maneira, de acordo com as características e vivências únicas de cada aluno e com a faixa etária do grupo.

5. Capacite-se com cursos e leituras

Aprender e se desenvolver continuamente nunca é demais. Por isso, faça cursos, participe de palestras e workshops para melhorar cada vez mais a sua prática pedagógica. Isso ajuda a não ficar estagnado, com a mesma prática de ensino por anos, já que o mundo e as pessoas estão em constante mudança e evolução. 

Como a tecnologia pode melhorar a prática pedagógica? 

É muito difícil disputar a atenção dos alunos com seus smartphones e tablets. Por isso, uma última dica é utilizar a tecnologia a seu favor na sala de aula, como ferramenta de apoio para desenvolver habilidades e competências. Hoje em dia, existem vários aplicativos que ajudam na educação de forma divertida e contextualizada com o cotidiano dos alunos.

Além disso, podem ser feitas, em tablets, leituras de textos que complementem o conteúdo da disciplina. Lembre-se de que a tecnologia também pode ser usada para a sua própria formação como professor. Atualmente, as possibilidades de cursos on-line têm crescido a cada dia, nas mais diversas áreas e com formatos variados.

Estar em constante adaptação e evolução, buscando novos conhecimentos e maneiras de ensinar, ajuda a melhorar a prática pedagógica para que a aprendizagem não seja prejudicada pela falta de interesse dos estudantes. Siga o seu modo de dar aula, mas observando o ritmo da turma, utilizando novos recursos benéficos para o aprendizado dos alunos e, claro, seguindo o cronograma da disciplina.

Gostou de saber mais sobre como melhorar a prática pedagógica para reter a atenção dos alunos e aperfeiçoar o aprendizado? Leia também o nosso post que ensina como dar aulas mais criativas com projetos!

COMPARTILHE ESTA HISTÓRIAShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

4 Comentários

Gislene Aparecida Teixeira escreveu:

Excelentes propostas,cada vez mais devemos estar sempre inovando os nossos conhecimentos.


Míriam Moraes escreveu:

Que nosso aprendizado seja sempre inovando,buscando sempre nos espelhar em nossos mestres.


Deixe seu comentário