Seja Mudança. Assista o vídeo.

Como ajudar professores com dificuldades para lecionar?

Como ajudar professores com dificuldades para lecionar?

Um currículo excelente, com boa formação e diversos cursos, nem sempre é suficiente em uma profissão. É comum vermos professores com dificuldades para lecionar em sala de aula, o que pode afetar o desempenho dos alunos.

Um bom trabalho vai muito além de obter conhecimento. É preciso saber como utilizar a matéria de forma a desenvolver as competências e habilidades dos alunos previstas para sua faixa etária. É muito importante que o professor saiba articular suas técnicas de ensino e aprendizagem para ter sucesso.

Neste texto, vamos dar algumas dicas para ajudar professores com dificuldades para lecionar. Confira!

Auxilie no planejamento

Se um professor procurar você dizendo que tem dificuldade para lecionar, sente-se com ele e analise o que pode ser feito. É importante verificar qual é o perfil da turma, a situação profissional do educador e, então, trabalhar a partir dessas informações.

Uma das ações mais importantes nesse momento é o planejamento. Quando o problema do professor for identificado, é preciso pensar em alternativas para a melhoria dos resultados em sala de aula, estabelecendo prazos e etapas para implementar as medidas.

Também é necessário ficar atento aos conteúdos que devem ser ensinados até o final do semestre ou do ano letivo. Assim, fica fácil montar um cronograma que possa ser cumprido.

Estimule o trabalho em equipe

Como sabemos, ninguém tem todo o conhecimento sobre um determinado assunto. Por isso, mais cabeças juntas pensam melhor. É muito importante dar feedbacks aos professores, mas também é preciso escutá-los e anotar as sugestões.

Estimular o trabalho em equipe é uma parte importante do processo. A troca de experiências ajuda no crescimento de todos, e é necessária para o aprendizado.

Seja acessível

Se um profissional está passando por dificuldades, ele precisa de alguém para ajudá-lo a lidar com essa situação. O coordenador pedagógico deve ser acessível, de forma que o professor possa se abrir e entender como melhorar.

Uma boa opção é agendar reuniões frequentes (semanalmente, talvez) com os professores para que eles falem de alguma dificuldade que estejam enfrentando ou sugiram algo novo.

Apesar de um coordenador pedagógico ter uma agenda corrida, é muito importante para a escola que os professores estejam sempre atualizados e falem sobre os obstáculos que enfrentam.

Ofereça treinamentos

O mundo está mudando constantemente. É preciso se adaptar às novidades. Isso ocorre em todas as profissões, e na docência não é diferente. É fundamental estudar sempre e ficar atento a tudo de novo que o mercado oferece, para melhorar a prática pedagógica constantemente.

Oferecer uma formação continuada, por meio de treinamentos e palestras, é uma ótima maneira de manter os professores atualizados e incentivar a troca de experiências. Aposte nesse método!

Professores com dificuldades para lecionar não precisam ser um problema. Com um bom apoio e, claro, disposição para melhorar, tudo se resolve. Nem sempre um profissional excelente se sairá bem em todas as situações. O importante é o constante aprendizado que temos ao longo da nossa carreira. Agora que você já sabe como ajudar os professores com dificuldades para lecionar, siga-nos nas redes sociais para receber mais conteúdos como este! Estamos no Facebook e no Instagram!

Deixe seu comentário