Seja Mudança. Assista o vídeo.

Como ajudar a evitar o preconceito em sala de aula: 5 dicas para aplicar

Evitar o preconceito em sala de aula é fundamental. É preciso mostrar aos alunos a importância de respeitar as diferenças para que o convívio com os colegas seja o mais saudável possível.

Respeito, empatia e solidariedade, alguns dos valores essenciais para ajudar a evitar o preconceito, fazem parte das chamadas competências socioemocionais. O desenvolvimento dessas competências, juntamente com a inteligência emocional, tem sido reconhecido no meio educacional como um dos pilares necessários para a vida no século XXI. Além das competências cognitivas, que permitem aos alunos aprender a ler, escrever, calcular, analisar, etc., as competências socioemocionais são muito importantes no mundo atual, pois permitem desenvolver relações sociais, exercer a cidadania, tomar decisões com autonomia e colaborar para o bem comum. Também evitam e combatem diferentes formas de preconceito. Por isso, é imprescindível que esse tipo de assunto seja abordado também em sala de aula.

Neste texto, apresentamos estratégias para você saber como lidar com o preconceito e evitá-lo em sala de aula. Confira!

1. Leve diversidade cultural para a sala

Levar para a sala de aula adereços sobre diferentes culturas é uma ótima forma de fazer com que os alunos saibam que existe uma diversidade entre povos e regiões no país. Se os estudantes apenas lerem nos livros, pode ser que essa diferença não fique tão clara para eles. Permita que sintam, ouçam, vejam e conheçam itens interessantes, como:

·        palavras e dialetos;

·        músicas;

·        contos populares;

·        histórias de imigrantes;

·        instrumentos musicais, entre outros.

 

Dessa forma, fica mais fácil engajar os seus alunos

2. Exponha os alunos a diferentes pessoas e ambientes

Caso a escola consiga, leve-os a uma viagem de campo. Essa é uma ótima forma de inovar em suas aulas. Exemplos de lugares interessantes de se conhecer:

·        feira étnica;

·        restaurante especializado em comida típica de outra região;

·        vizinhança onde tenha mais diversidade.

O importante é mostrar aos estudantes que o mundo é cheio de pessoas e culturas diferentes, e que devemos respeitar cada uma delas. Assim, fica mais fácil evitar o preconceito tanto em sala de aula como fora dela.

3. Implemente lições explícitas sobre racismo e resolução de conflitos

Não podemos fingir para as crianças que não existem problemas e desafios relacionados a diferentes culturas e etnias, que precisam ser superados. Por isso, mostre aos seus alunos exemplos que retratam algumas situações de preconceito e explique que é essencial combatê-lo para vivermos em um mundo que seja melhor para todos.

4. Converse com os estudantes sobre justiça social

Mostre aos seus alunos o trabalho de organizações e movimentos que promovem a tolerância e a compreensão entre as pessoas. Também é muito interessante discutir algumas opções de carreira que envolvam esse tipo de atividade.

5. Use livros para explorar tópicos difíceis

Os livros oferecem inúmeros caminhos e abordagens para apresentar aos estudantes assuntos mais densos ou subjetivos, além de permitir que eles tenham autonomia para interpretar as informações e formar uma opinião a respeito. É interessante, também, usar em sala de aula algumas opções que compartilhem experiências pessoais de indivíduos, como livros de biografia, por exemplo.

Além de incentivar a leitura individual, é preciso envolver os alunos em discussões sobre o que foi abordado no livro, para que eles compartilhem o que aprenderam e tenham a oportunidade de ouvir outros pontos de vista. Durante esses momentos, o professor deve ajudar a desconstruir alguns conceitos, como o de que a cor bege pode ser chamada de cor da pele.

Trabalhar com os alunos para evitar o preconceito em sala de aula é muito importante na sociedade em que vivemos. Mobilizar os conhecimentos sobre nossa sociedade, sua história e cultura, assim como desenvolver competências socioemocionais, são medidas que ajudam a incentivar os alunos a adotarem o respeito e a integração das diferenças.  

Gostou de aprender mais sobre como evitar o preconceito em sala de aula? Então, confira mais posts aqui em nosso blog e fique por dentro de outras dicas a respeito do mundo da educação!

COMPARTILHE ESTA HISTÓRIAShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe seu comentário