Seja Mudança. Assista o vídeo.

Obras aprovadas PNLD Literário 2020

Todos nós sabemos os benefícios do hábito de leitura, e é por isso que o PNLD Literário é um programa tão importante para as escolas.

O Programa Nacional do Livro Didático/PNLD Literário tem como objetivo aumentar o acesso ao livro de literatura e enriquecer os acervos das escolas para que os alunos tenham cada vez mais obras de qualidade à sua disposição.

Sobretudo, o programa busca apoiar o desenvolvimento integral dos alunos por meio da leitura, uma vez que este hábito enriquecedor e atemporal dá ao jovem leitor a oportunidade de ampliar o autoconhecimento e sua visão da realidade, dentro e fora da sala de aula. 

O programa é voltado para a escolha dos livros para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e é dividido em duas categorias: 

  • Categoria 1: EF2 – livros para os estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental;
  • Categoria 2: EF2 – livros para os estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.

Desta maneira, por meio do PNLD Literário, as escolas têm a chance de selecionar obras literárias diversificadas e de qualidade para serem trabalhadas com os alunos durante todo o ano letivo.

Conheça as obras aprovadas da SM Educação para o PNLD Literário 2020.

Obras aprovadas para o PNLD Literário

Para 2020, o PNLD Literário está dividido em duas categorias: EF1 e EF2, e, dentre as temáticas que poderão ser abordadas estão: 

  • Sociedade, política e cidadania
  • Diálogos com a história e a filosofia
  • Encontros com a diferença
  • Família, amigos e escola
  • Aventura, mistério e fantasia
  • O mundo natural e social
  • Autoconhecimento, sentimentos e emoções

A SM Educação participa do programa com seis editoras, veja quais são e conheça suas obras aprovadas.


Editora Anzol

Deslumbres e assombros

Nessa narrativa, uma garota curiosa se aventura por reinos inimagináveis! Uma jornada de autoconhecimento, na qual afloram sentimentos e emoções. Os elementos fantásticos, criados pelo autor Lucas M. Carvalho, têm tudo para cativar os leitores. A obra, ilustrada por Rafa Anton, é indicada para alunos de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. 

pnld-literario-deslumbres-assombros


Por fora bela viola

Aprender a lidar com as diferenças e a valorizar  a diversidade cultural são aspectos muito importantes na formação dos estudantes. Nessa obra, escrita e ilustrada por Mauricio Negro, fábulas e anedotas  da tradição popular ítalo-brasileira são recontadas com base nas lembranças de avô do autor. Repleto de elementos como  ironia e humor, o livro tem tudo para agradar os alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. 

pnld-literario-viola


A cabeleira de Berenice

Também indicada para alunos de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, a obra escrita por Leusa Araujo e ilustrada por Sônia Magalhães conta a história de uma menina ruiva, que adora escrever poemas e cartas, pondo em destaque questões ligadas ao bullying, entre outros temas relevantes relacionados à família, aos amigos e à escola. 

pnld-literario-cabeleira


Editora Moitará

Os Futebolíssimos: o mistério dos árbitros adormecidos

Ao abordar temas como família, amigos e escola de maneira divertida, em torno de um time misto de futebol,  o autor Roberto Santiago e o ilustrador Enrique Lorenzo envolvem os leitores em uma narrativa cheia de aventura, mistério e fantasia, construindo uma obra encantadora para os alunos de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. 

pnld-literario-futebolissimos


Prezado Ronaldo

A obra, escrita por Flávio Carneiro e ilustrada por Daniel Bueno, tem como protagonista um garoto apaixonado por leitura e futebol, além de ser um grande escritor de cartas! Por dar ênfase à busca por autoconhecimento, sentimentos e emoções,  essa narrativa juvenil tem potencial para gerar identificação nos alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. 

pnld-literario-prezado-ronaldo


Nenhum peixe aonde ir

Indicado para alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, esse poético conto de Marie-Francine Hébert, ricamente ilustrado por Janice Nadeau, aborda os temas da violência da guerra e do exílio, em um delicado diálogo com aspectos da história e da filosofia, bem como com  questões ligadas à sociedade, política e cidadania. 

pnld-literario-peixe


Editora Rodopio

Furos

Indicado para alunos de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental I, esse livro de imagens, escrito por Cécile Bergame e ilustrado por Aude Léonard, conta a inusitada jornada de um homem pobre e solitário rumo ao autoconhecimento e a descobertas de sentimentos e emoções. Para isso, utiliza ilustrações enriquecedoras, que ajudam a dar vida a essa aventura, com um quê de mistério e fantasia. 

pnld-literario-furos


Uma noite muito, muito estrelada

Escrito e ilustrado pelo premiado autor asiático Jimmy Liao, esse livro de imagens trata da solidão nas grandes cidades, com sensibilidade e muita arte. Entre os temas abordados estão família, amigos e escola; autoconhecimento, sentimentos e emoções. A obra faz parte da categoria 1, ou seja, é indicada para 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. 

pnld-literario-noite-muito-estrelada


A coisa perdida

Mais um livro de imagens, desta vez do autor e ilustrador australiano Shaun Tan, reconhecido mundialmente por sua contribuição à literatura infantil. A obra se encontra na categoria 2, ou seja, para alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Dentre os temas abordados, destacam-se sociedade, política e cidadania, além de  encontros com a diferença. 

pnld-literario-coisa-perdida


Comboio de Corda

Lola e Ervilha

Escrito por Annette Mierswa e traduzido por Claudia Abeling, o delicado romance Lola e Ervilha tem como protagonista  a menina Lola, que mora com sua mãe no barco Ervilha. Desde o desaparecimento do pai, ela se recusa a crescer e vive no mundo da fantasia. A obra tem como temas principais o autoconhecimento, os sentimentos, as emoções, bem como a relação com família, amigos e escola. Está na categoria 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental). 

pnld-literario-lola-e-ervilha


Andarilhas

Três adolescentes em trânsito ouvem três histórias da tradição oral: uma budista, uma árabe e uma cigana, que são recontadas em um cenário urbano e contemporâneo. Essa obra, da renomada autora Heloisa Prieto, é indicada para os alunos de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e ressalta a importância dos encontros com a diferença. 

pnld-literario-andarilhas


Um escritor na capela

O livro escrito e ricamente ilustrado pelo premiado autor e ilustrador Nelson Cruz é baseado em Memórias do cárcere e revisita a fase final de confinamento de Graciliano Ramos na Casa de Correção, quando ele ficou preso junto com outras personalidades como a comunista Olga Benário, mulher de Luís Carlos Prestes. A obra, que está enquadrada no tema diálogos com a história e filosofia, é indicada para a categoria 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental). 

pnld-literario-um-escritor-na-capela


Editora Timbó

O menino que caiu no buraco

O livro de Ivan Jaf ilustra as dificuldades emocionais e financeiras vividas por um menino de 13 anos que, por acidente, se vê obrigado a lidar sozinho com seus medos! A obra apresenta temáticas ligadas ao autoconhecimento, sentimentos e emoções; bem como aborda aspectos ligados a  família, amigos e escola. 

pnld-literario-menino-caiu-no-buraco


Os livros de Sayuri

A obra da premiada autora e ilustradora nipo-brasileira Lúcia Hiratsuka se passa no período da Segunda Guerra e apresenta a história de uma filha de imigrantes japoneses residentes no Brasil que, mesmo com as escolas fechadas, não desiste do sonho de aprender a ler e escrever. A obra trata de  temas como encontros com a diferença, além de outros como autoconhecimento, sentimentos e emoções. 

pnld-literario-livros-de-sayuri

A lenda de Abelardo

Aventura, mistério e fantasia! Esses são os elementos essenciais da narrativa de Dionisio Jacob sobre um menino de 10 anos que vive com a mãe em um feudo, em plena Idade Média. Além de acreditar na existência de dragões, ele crê no retorno do pai, que partiu para as Cruzadas. O livro é indicado para os 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. 

pnld-literario-lenda-de-abelardo


Editora SM

A guardiã dos segredos de família

Escrita pela premiada autora Stella Maris Rezende, a obra tem como protagonista uma garota que, com muita resiliência e afeto, cuida de seus sobrinhos órfãos e protege sua família. Pelo viés dos sentimentos e emoções e das relações com a família, amigos e escola, a narrativa convida os alunos de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental  ao processo de autoconhecimento e do reconhecimento do outro. 

pnld-literario-guardia-dos-segredos-de-familia


Tempo justo

O livro do consagrado autor João Anzanello Carrascoza reúne 16 contos que propõem uma reflexão sobre o caráter fugaz da vida e o desejo humano de permanência. De forma delicada e sensível, Carrascoza fala de família, memória e tempo, em um belo diálogo com a história e com a filosofia. Tempo justo é da categoria 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental). 

pnld-literario-tempo-justo

Agora que você já conhece nossas obras aprovadas no PNLD Literário 2020, acesse nosso site e tenha acesso aos livros na íntegra para te ajudar na escolha das melhores obras para a sua instituição. 

obras-pnld-literario


 

Deixe seu comentário