Seja Mudança. Assista o vídeo.

Planejamento estratégico escolar: saiba como a tecnologia pode apoiar

Com o objetivo de apoiar gestores a pensarem nos resultados de uma instituição de ensino a longo prazo, o planejamento estratégico escolar é um dos principais processos da gestão. Somado à tecnologia, essa importante etapa pode direcionar a escola para alcançar seus objetivos com mais rapidez e assertividade.

Apesar de ser um processo complexo, o planejamento estratégico é fundamental para qualquer unidade escolar e pode ser simplificado com o uso de novas tecnologias. 

Além de dar apoio ao desenvolvimento de estratégias pedagógicas adequadas às necessidades da escola, o planejamento com o bom uso da tecnologia ainda garante clareza na definição de objetivos e melhor análise dos processos e resultados. 

Acompanhe este artigo para saber como utilizar o planejamento estratégico escolar e as plataformas digitais na transformação da gestão escolar. 

Benefícios do planejamento estratégico escolar com apoio da tecnologia

Com o impressionante avanço da tecnologia, é muito comum ver instituições de ensino deixando de realizar suas atividades manualmente para adotar ferramentas tecnológicas tanto na sala de aula quanto na gestão

Apostando em plataformas digitais que se adequam à realidade da escola, é possível usar a tecnologia para otimizar a gestão escolar, tornando os processos mais rápidos e assertivos. E isso influencia diretamente na captação e retenção de alunos, bem como no processo de tomada de decisões.

Veja abaixo outros benefícios do uso da tecnologia no planejamento estratégico:

Benefícios do planejamento estratégico escolar

Considere os desafios atuais da instituição no momento do planejamento

Já que você chegou até aqui, é importante lembrar que, para conseguir aproveitar o apoio da tecnologia no plano de ação escolar, é necessário conhecer sua atual realidade. 

Analise os desafios que a instituição enfrenta e como um melhor planejamento estratégico com apoio de tecnologia pode ajudar, especialmente no que diz respeito ao impacto na satisfação dos estudantes e famílias com os serviços da escola.

Como suporte para o setor da Educação, softwares e aplicativos de gestão escolar surgem para descomplicar os desafios do dia a dia. Com fácil acesso a informações, além de ferramentas pedagógicas específicas, esses recursos auxiliam no planejamento estratégico e na oferta de serviços de qualidade.

Pensando no bom uso dessas ferramentas para promover uma educação de qualidade e adequada aos desafios e objetivos da unidade de ensino, é importante que a escola permaneça em constante inovação. 

Portanto, lembre-se de utilizar a tecnologia a seu favor, explorando seu potencial, do plano de gestão escolar à realização das atividades em sala de aula.

Transformando a gestão escolar com o apoio da tecnologia 

Se a realidade da sala de aula já era de constante mudança, a pandemia do coronavírus e suas medidas de segurança trouxeram ainda mais urgência de adaptações para professores e gestores escolares.

Com a nova realidade, escolas passaram a incluir mais  tecnologia educacional nas práticas pedagógicas, especialmente no plano de ação escolar. Mas para que alcancem resultados satisfatórios, essas instituições precisam seguir alguns passos:

Estabeleça metas e pontos de melhoria 

Antes de dar início à elaboração do plano estratégico a ser implementado, a escola precisa entender sua atual realidade e necessidades, estabelecendo aonde deseja chegar. Neste processo, a tecnologia e suas ferramentas, como sistemas e aplicativos, surgem como importantes aliadas.

Editores de textos e planilhas contribuem para a melhor visualização das pendências financeiras, da distribuição de tarefas e resultados obtidos em determinada ação. 

Além disso, existem softwares específicos para gestão escolar que automatizam várias tarefas das rotinas administrativa, econômica e acadêmica, de acordo com o perfil e preferências da escola. 

Acompanhe os resultados do planejamento estratégico 

Após definir os passos a serem tomados e os objetivos do plano de ação escolar, é hora de colocar o planejamento em prática e acompanhar os resultados das atividades. Nessa etapa, ferramentas de controle têm o apoio ideal para o gerenciamento de projetos. 

Mas por que investir em uma metodologia de organização? Além de oferecer uma visão total do planejamento estratégico, ela ainda torna possível entender as prioridades e como acompanhar, em tempo real, o calendário de execuções.

Na SM Educação, por exemplo, contamos com o Educamos, um excelente ecossistema integrado por soluções que incluem ferramentas para gestão escolar com funcionalidades configuráveis de acordo com as necessidades específicas de cada escola. O objetivo é proporcionar:

  • Gerenciamento e otimização de processos: acadêmicos e financeiros.
  • Comunicação eficaz com a comunidade acadêmica.
  • Gestão de informações de ensino e aprendizagem.
  • Trabalho baseado na cultura de gestão de dados e informações.

No Educamos, você pode contar com a integração a diversas ferramentas para alcançar esses objetivos, como aplicativos de comunicação e agenda para professores, alunos e pais, Office 365, banco de dados com geração de relatórios e muito mais. Conheça!

Conte sempre com a SM Educação

Hoje, é indispensável tomar decisões e adotar métodos para aprimorar a administração escolar, tendo como base dados objetivos e métricas reais. Isso se dá não apenas no gerenciamento de recursos, mas também no acompanhamento do desempenho dos alunos.

A SM Educação apoia a escola em todos os momentos, oferecendo diversos materiais que podem facilitar esse processo e garantir o sucesso de seu trabalho. 

Acesse a plataforma

Deixe seu comentário