Seja Mudança. Assista o vídeo.

Confira 4 dicas de como fazer um planejamento escolar de qualidade!

Com o início das aulas chegando, é importante fazer um planejamento escolar de qualidade a fim de proporcionar crescimento à instituição de ensino. Dessa forma, é possível determinar e visualizar os objetivos, para saber como atingi-los.

Uma educação de qualidade é um diferencial para um estabelecimento que trabalha com ensino. Afinal, os pais querem que seus filhos frequentem uma boa escola. Por isso, a organização e a preparação estão entre os fatores essenciais para o crescimento da instituição.

Neste post, vamos dar algumas dicas de como realizar um planejamento escolar de qualidade. Continue lendo e confira!

1. Analise as metas

O trabalho para o planejamento escolar começa antes do que você imagina! No ano anterior é preciso fazer uma avaliação do último plano elaborado para saber o que funcionou e o que deve ser melhorado.

Se determinada meta não foi atingida, é necessário mudar algumas ações para alcançá-la no ano letivo que está por vir. Por isso, tenha um controle de tudo o que foi planejado, para analisar o que está funcionando e quais são os pontos de melhoria.

Além disso, em alguns casos, pode ser interessante ter um gráfico de evolução. Dessa forma, fica mais fácil visualizar a melhoria ou não de cada aspecto que a escola deseja trabalhar para oferecer aos pais e alunos.

2. Defina prazos

Os prazos são muito importantes para chegar a um objetivo. Nem todas as tarefas definidas no planejamento escolar devem ser entregues em uma mesma data. Algumas podem depender da finalização de outras. Por isso, procure estabelecer um prazo limite para cada ação.

Uma boa forma de fazer isso é montar um cronograma com todas as atividades que devem ser cumpridas e seus prazos de conclusão. Isso pode ajudar a visualizar melhor o planejamento e até mesmo analisar se é possível cumprir tudo o que está sendo proposto.

3. Implemente novas tecnologias

Que a tecnologia está avançando cada vez mais, nós já sabemos. No entanto, é comum as pessoas terem medo ou receio de usá-la para atividades de trabalho. Assim como acontece em outras empresas, uma escola também precisa inovar e melhorar seus serviços.

Atualmente, existem plataformas de gestão escolar que permitem aos pais acompanhar o desempenho dos filhos e o conteúdo lecionado em sala. Esse tipo de recurso também ajuda a otimizar o tempo do professor.

4. Reúna a equipe

Com toda a equipe escolar alinhada e ciente dos objetivos da instituição, o trabalho fica descomplicado e apresenta melhores resultados. Por isso, é muito importante reunir os profissionais do estabelecimento de ensino para deixar claro qual é a função de cada um, além de ouvir opiniões, no caso de precisar mudar algo no planejamento.

Também é interessante ouvir os pais e responsáveis para saber a visão de alguém de fora a respeito da escola. Seria uma espécie de pesquisa de satisfação. Acredite, isso pode ajudar e muito no progresso de uma instituição.

O planejamento escolar é uma ferramenta essencial na obtenção de bons resultados e crescimento constante. Afinal, ficar estático nunca é bom, não é mesmo? As pessoas e empresas estão sempre evoluindo, e se a sua escola não acompanhar essas mudanças, perderá espaço no mercado.

Agora que você leu as dicas de como fazer um planejamento escolar de qualidade, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de mais assuntos relacionados à educação!

Deixe seu comentário