Seja Mudança. Assista o vídeo.

Planejando nossa aula: organização do tempo e do espaço escolar

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos convida a refletir sobre o que vamos ensinar, para que possamos desenvolver competências e habilidades que garantam a formação integral de nossos alunos. Logo, esse olhar nos remete a rever a organização curricular utilizada em nossa escola e quais as metodologias que escolheremos para que tudo seja possível e o processo de ensino e aprendizagem seja eficaz.

Parece, à primeira vista, que pensar nos tempos escolares e na organização dos espaços físicos não seja algo que mereça a atenção necessária, pois os tempos da escola (horários de aula, números de aulas para cada área do conhecimento, ano letivo, calendário) e os espaços (organização das carteiras, divisão dos ambientes) já são determinados.

Mas o tempo e o espaço são estruturantes para a cultura escolar, são ordens a serem aprendidas e influenciam diretamente na dinâmica social e cultural. Aprendemos com o tempo e com os lugares. São ferramentas pedagógicas e, portanto, devem fazer parte do planejamento da aula.

Baixe o artigo completo aqui.
COMPARTILHE ESTA HISTÓRIAShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

3 Comentários

VALTER RESPLANDES escreveu:

muito bom


Aldemiro Magalhães escreveu:

Estou analisando o material didático da SM e tenho gostado muito. Bem nos moldes que os novos desafios se apresentam a nós professores.


Deixe seu comentário