Seja Mudança. Assista o vídeo.

O que analisar ao escolher uma editora de livros didáticos?

O livro didático utilizado em sala de aula é uma ferramenta muito importante tanto para o educador quanto para os alunos. A escolha do livro pode ser bem difícil, por haver diversas opções disponíveis no mercado. No entanto, é possível otimizar essa tarefa, escolhendo uma editora de livros didáticos de qualidade. Para isso, alguns critérios podem ser analisados e aprovados no processo de consideração.

O aprendizado dos alunos e a maneira como o professor dá aula podem ser mais simplificados, dependendo do livro utilizado em sala. Para ajudar você a saber o que analisar antes de escolher uma editora, fizemos este post. Quer mais detalhes? Confira!

O que define uma boa editora de livros didáticos?

Cumprir alguns critérios que colocam a editora como referência de mercado pode fazer toda a diferença no ensino do educador e no aprendizado do aluno. Uma boa editora possui as seguintes características:

  • Participa do processo de criação da obra.
  • Está sempre aberta às opiniões dos coordenadores pedagógicos e educadores, visando à melhoria do material.
  • Edita e organiza os conteúdos de acordo com os documentos normativos e prescritivos da legislação vigente.
  • Realiza revisões criteriosas para evitar erros de qualquer natureza nas publicações.

Portanto, saber como é o trabalho da editora é fundamental na hora de escolher o livro didático que será utilizado em sala de aula. Assim, não ficam dúvidas de que há um esforço para a entrega de um material de qualidade.

Como escolher uma editora de livros didáticos?

A editora escolhida deve atender a todos os critérios que fazem com que o livro didático seja excelente. O material tem papel importante no aprendizado de crianças e adolescentes, além de ser um instrumento poderoso para o trabalho do educador. Por meio dele, é possível ter ideias de como abordar determinado assunto em sala e qual a melhor maneira de fazer o direcionamento dos conteúdos básicos que serão abordados. Vamos falar de algumas características que devem ser observadas em uma editora antes da escolha.

Apresentar propostas inovadoras

Inovar nas aulas pode ser muito interessante. Dessa forma, os alunos ficam mais engajados e se habituam a um ambiente de mudanças. Escolher uma editora que apresente propostas inovadoras e que permitam dar aulas mais criativas é ideal para o ensino. No entanto, é preciso que o livro esteja atualizado para não comprometer o aprendizado.

Ter adequação de acordo com o perfil do aluno e a estrutura curricular

Antes de escolher o livro didático, é preciso saber se ele estará de acordo com a idade e o perfil do aluno, com o objetivo de facilitar o processo de aprendizagem. Linguagem, vocabulário e construção de frases acessíveis e compatíveis com a série ajudam o estudante a entender o conteúdo. Além disso, o conteúdo de cada componente curricular precisa estar organizado de forma clara de acordo com as propostas oficiais que norteiam a aprendizagem na educação básica.

Ser alinhada com a identidade da escola

Escolher um livro e só depois descobrir que ele não se encaixa na identidade da escola pode ser muito ruim para o ensino e o aprendizado. Com o intuito de evitar que esse tipo de situação ocorra, é preciso que o professor/coordenador pedagógico avalie a proposta das publicações e verifique se é compatível com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola.

Por que escolher a SM Brasil?

A escolha dos livros didáticos utilizados em sala de aula deve atender a uma série de requisitos. A SM Educação é uma parceira da escola, ou seja, ajuda e propõe a solução para os estabelecimentos de ensino de acordo com as respectivas necessidades. Além disso, dá suporte para o uso dos materiais, com uma equipe de assessores bem treinados para esse tipo de atividade.

Saber escolher uma editora de livros didáticos ajuda de várias formas: os alunos têm o aprendizado mais eficiente e completo, e os professores contam com apoio para o seu trabalho dentro da escola. Por isso, na hora de selecionar os materiais a serem utilizados, veja se a editora cumpre os requisitos gerais e quais as especificidades da escola, para que o livro seja um complemento rico ao processo educativo.

Gostou de saber o que analisar ao escolher os livros didáticos? Entre em contato com a gente para entender como funciona o nosso processo de elaboração e oferta de conteúdos e serviços educativos!

COMPARTILHE ESTA HISTÓRIAShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe seu comentário