Seja Mudança. Assista o vídeo.

5 métodos inovadores de avaliação de aprendizagem

A avaliação de aprendizagem dos estudantes está sempre passando por diversas discussões. Alguns educadores preferem optar pela prova convencional para verificar se os alunos aprenderam o que foi proposto por meio dos conteúdos. No entanto, outros gostam de experimentar novas formas de verificar o aprendizado para inovar no ensino e sair um pouco do convencional.

Isso porque o modelo tradicional muitas vezes é visto como desmotivador para os estudantes. Um método inovador deve servir para verificar a progressão das competências e habilidades do aluno, e não apenas classificá-lo.

Neste texto, explicamos cinco métodos inovadores de avaliação de aprendizagem. Quer saber mais? Confira agora mesmo!

1. Autoavaliação

Estimular os alunos a fazerem uma autoavaliação sobre uma matéria, para eles próprios dizerem como foi seu aprendizado, é uma maneira de analisar o que e como melhorar no método de ensino. Além disso, os estudantes desenvolvem seu senso crítico, refletem e tomam consciência dos temas em que precisam se esforçar mais para aprender.

2. Avaliação entre colegas

Nesse método, os alunos avaliam os trabalhos uns dos outros. No entanto, o educador deve oferecer apoio aos feedbacks que serão dados e à forma de avaliação. 

3. Avaliação formativa

Esse tipo de avaliação tem o objetivo de analisar se o aluno alcançou as expectativas de desenvolvimento previstas por meio do conteúdo abordado na aula. Dessa forma, é possível fazer uma recuperação paralela, para que o estudante reveja os conceitos dados e desenvolva o aprendizado.

A avaliação formativa pode ser feita em diferentes periodicidades:

  • diariamente: ao ver os deveres de casa, fazer perguntas e observar o desempenho dos alunos;
  • ocasionalmente: por meio de provas e instrumentos formais;
  • periodicamente: ao aplicar testes no fim de cada unidade para saber se as habilidades estão sendo devidamente desenvolvidas.

4. Criação de objetivos

A criação de objetivos é baseada nos conceitos de conhecimento, habilidades e atitudes. A proposta é que o educador estabeleça metas de ensino, a fim de definir claramente os conhecimentos que os alunos vão adquirir, as habilidades a serem desenvolvidas e quais atitudes eles precisam demonstrar. Depois de anotar essas respostas, o professor deve exibir um mapa com elas para que a turma dê sugestões de mudanças e melhorias no que será ensinado.

5. Apresentações

As apresentações, normalmente, são motivadoras e ajudam os estudantes a aprenderem melhor um conteúdo, já que podem pesquisar e transmitir aos outros alunos o conhecimento adquirido ao preparar o trabalho.

Ao longo dos anos, foram desenvolvidas outras formas de avaliar se os estudantes conseguiram absorver os conteúdos e por meio deles desenvolver suas habilidades e competências. Dessa forma, ficou mais fácil perceber a importância de se utilizar diferentes métodos e como eles podem ser aplicados para melhorar a prática pedagógica.

Não é preciso se apegar a apenas um método de avaliação de aprendizagem. Utilizar uma variação deles, complementando a maneira de analisar o que os alunos aprenderam sobre determinado assunto, pode ser uma boa prática para deixá-los motivados. Esse cuidado também contribui para que eles se interessem mais pela aprendizagem, desenvolvendo assim mais competências para os próximos desafios.

Agora que você já sabe os cinco principais métodos inovadores de avaliação de aprendizagem, clique em nosso post e descubra 3 maneiras de incluir a tecnologia na aprendizagem!

COMPARTILHE ESTA HISTÓRIAShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe seu comentário