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A importância do marketing educacional para a escola

Em um mercado competitivo e em permanente estado de mudança, é desafiador para as escolas ganhar e reter matrículas com qualidade. Nesse sentido, o marketing educacional pode ser um caminho a ser explorado.  

Novas tecnologias educacionais, tendências pedagógicas, transformações socioeconômicas e decisões mercadológicas são alguns dos fatores que influenciam mudanças na educação básica

Se para as famílias isso se materializa em um maior leque de opções para a educação de seus filhos, para as escolas representa uma necessidade de reforçar sua relevância no mercado.

Mas então como enfrentar o risco de perder matrículas e oportunidades de crescimento? É sobre isso que falaremos no conteúdo de hoje. 

Como o marketing digital pode ser um aliado para as escolas? 

Cada vez mais é necessário posicionar a instituição de ensino como uma escolha segura, confiável e atualizada com as novas demandas da educação.

Esse cenário justifica a crescente procura pelo marketing educacional, um recurso que ajuda as escolas a serem vistas – e adotadas – pelas famílias. 

Apesar dos desafios, a boa notícia é que o marketing voltado à educação oferece ferramentas versáteis, que se adaptam às necessidades de cada instituição. 

Assim, é possível chamar a atenção de famílias para manter as salas de aula cheias. Projetos sofisticados de divulgação durante todo o ano letivo ou até uma simples campanha de matrículas são exemplos do que pode ser feito.  

Tudo depende dos objetivos e do posicionamento desejados pela escola. Alguns recursos úteis para qualquer instituição podem ajudar a tornar a captação de matrículas mais efetiva.

Definição do público-alvo e dos diferenciais da escola utilizando o marketing educacional

Em geral, a família tem o poder de decisão sobre a escola em que seus filhos serão matriculados, especialmente entre o ciclo de Educação Infantil até os anos finais do Ensino Fundamental. 

Ao focar na família como o principal público-alvo da campanha de marketing, a escola precisa oferecer recursos e serviços que despertem o interesse e atendam às expectativas.
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É preciso definir o perfil ideal de alunos e familiares que tenham características e preferências próximas daquelas praticadas na escola. Faixa etária, condições socioeconômicas, local de residência e preferências pedagógicas são alguns dos elementos que devem ser considerados no processo de decisão.

Além de definir o público, é necessário identificar os diferenciais da escola, ou seja, as características com maior potencial de atrair matrículas. 

Algumas propostas que chamam a atenção das famílias são atividades voltadas ao desenvolvimento de competências socioemocionais, projeto de educação bilíngue e tecnologia aplicada às aulas, por exemplo.

Planejamento além do período de matrículas

Desenvolver ações de marketing educacional para o ano todo e não apenas para o período de matrículas é importante para mostrar que a instituição está comprometida com seus clientes. 

É fundamental preparar um calendário de ações e serviços para o ano letivo. Eventos escolares, datas comemorativas, festas, período de rematrículas e reuniões devem ser estrategicamente planejados para engajar alunos e familiares matriculados e chamar a atenção do público externo. 

comunicação constante também aproxima a família da escola e gera laços afetivos com a instituição. Isso é importante para construir uma relação de confiança e reter os alunos. 

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Um bom exemplo de estratégia de fidelização é uma campanha de rematrículas antecipadas que ofereça descontos, benefícios ou condições de pagamento diferenciadas para os pais.

Presença digital por meio do marketing educacional promove visibilidade

A internet deixou de ser inovação e tornou-se mandatória para quem quer ser encontrado e divulgado. É comum que as famílias busquem informações sobre a escola na internet durante seu processo de decisão. 

Sites, redes sociais e blogs são excelentes canais de divulgação para a campanha de marketing educacional da escola, porque agilizam a comunicação e alcançam mais pessoas, muitas vezes com mais eficiência e menor custo. 

Divulgar recortes do dia a dia dos alunos, mostrar o espaço da escola e a dinâmica das atividades, por exemplo, pode despertar o interesse das famílias e influenciar matrículas. 

Além da construção da imagem e reputação da escola, os canais digitais permitem ainda ações diretas de divulgação com grande alcance.

Anúncios em diversos formatos, e-mail marketing e formulários de captação de leads, estratégia importante para o ciclo de matrículas, são apenas algumas das possibilidades de uma campanha de marketing online.

De forma autônoma ou com o apoio de uma empresa parceira, toda escola pode se beneficiar do crescimento e sustentabilidade financeira.

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