Seja Mudança. Assista o vídeo.

Leia a carta do Presidente da SM aos Educadores

Queridas e queridos educadores,


Nestes dias tão complexos, nós da SM Educação temos sentido a necessidade de escrever a vocês e lhes transmitir nossa solidariedade e, acima de tudo, nosso agradecimento.

Imaginamos que não deve ter sido nada fácil ter que interromper as atividades com seus alunos de forma tão abrupta. Assim como não deve ser fácil enfrentar o desafio de inventar recursos e colocar em prática uma mudança quase radical na metodologia, com pouco tempo para fazê-lo, à medida que vocês se esforçam todos os dias para evitar o agravamento
da lacuna social entre seus alunos e suas famílias.

Todas as horas que vocês estão dedicando a esclarecer dúvidas, responder a e-mails ou tentar avançar em suas matérias, em meio a uma situação tão complexa e anômala como esta, já seriam motivo mais do que suficiente para agradecimento. Mas, se há algo que nos emociona ainda mais, é o enorme esforço que vocês estão fazendo para que seus alunos não se sintam perdidos e sozinhos nesta situação, tão propícia a que o medo e o desânimo se espalhem.

Somos testemunhas da forma como vocês procuram manter contato com todos eles, como os motivam dia a dia e tentam fazê-los se apegar a uma certa normalidade perante tanta estranheza. Portanto, apesar dos arquivos que chegam até vocês sem nome, dos e-mails que trazem todo o corpo da mensagem na linha de assunto e até mesmo das fotos giradas e desfocadas, nas quais mal se consegue ler a tarefa atribuída, sabemos que vocês estão
procurando uma forma de avançar e que, na falta de salas de aula, seus grupos encontram nas suas palavras e na sua presença — ainda que virtual — esse espaço comum que continua sendo, além de um local de aprendizado, um refúgio diário.

Talvez vocês encontrem dificuldades para cumprir os conteúdos programáticos deste período — embora isso não importe muito —, e tampouco sabemos quando poderemos voltar às escolas e instituições de ensino ou se teremos o recesso em julho. Mas o que sabemos é que, nestas semanas incertas, graças ao trabalho de vocês e ao carinho com que o realizam, nossas crianças e adolescentes se encontram nas melhores mãos. Porque, longe de terem cruzado os braços, vocês estão lutando para chegar até eles, para continuar lhes abrindo horizontes por meio do conhecimento, fazendo com que se tornem cidadãos críticos e autônomos; homens e mulheres de um amanhã em que poderão, com toda certeza, tirar conclusões válidas sobre este presente incerto. Um tempo do qual esperamos sair fortalecidos e dispostos a buscar novos caminhos em direção a uma sociedade mais justa. E mais solidária.

Assim, enquanto atravessamos este momento singular, nós da SM Educação desejamos expressar nossos sinceros agradecimentos e também nosso apoio para que vocês continuem essa busca pelo bem comum. Porque, sem o trabalho de vocês, não poderíamos construir esse futuro que, com a contribuição de todos, é o nosso melhor presente. 

     Luis Fernando Crespo
     Presidente da SM

Deixe seu comentário