Seja Mudança. Assista o vídeo.

Inove em sala de aula com as soluções da SM Educação

Você sabia que seus alunos obtêm melhores resultados quando as tarefas são vivenciadas, experimentadas e concretizadas? A SM Educação pode ajudar!

As novidades tecnológicas têm o poder de manter os estudantes conectados sempre, mas é preciso cuidado com os perigos virtuais! Sensação de solidão, aumento da ansiedade e baixa autoestima são alguns dos problemas que o uso excessivo pode causar.

Por isso, escolas inovadoras precisam olhar com atenção para esses pontos.

Logo, se precisar de ajuda, contar com uma consultoria educacional de qualidade como a SM Educação para entender a melhor forma de lidar com isso pode ser o melhor caminho.

Por onde começar? SM Educação ajuda!

É melhor fugir da estratégia de ler apresentações em slides, linha por linha, durante as aulas e criar novas formas de apresentar suas aulas.

Isso porque, quando temos que ler e ouvir o mesmo conteúdo simultaneamente, a carga cognitiva fica muito alta, prejudicando a assimilação de informações.

Além disso, isso pode aumentar o risco de sobrecarregar a capacidade de memória, causando efeito negativo no aprendizado.

A solução para cada sala de aula

Os novos métodos de ensino-aprendizagem acompanham a atual geração de crianças, que usam a tecnologia como forma de adquirir saberes, são curiosas e aprendem muito mais rápido.

Assim, cabe aos educadores e escolas se adequarem para usar esses novos conhecimentos na expansão do desenvolvimento dos alunos.

Mas não se preocupe! Pensando nisso, a SM atua para promover uma educação integral capaz de transformar a sociedade por meio de valores. E fazemos isso de muitas formas, como uma empresa de soluções educacionais deve ser.

A ideia, é tirar ao máximo os elementos textuais de suas apresentações, e passar a falar por tópicos, compartilhando imagens ou gráficos com os alunos.

Novos formatos de conteúdos

Mapas conceituais, ilustrações, desenhos e figuras são fortes aliados no processo de aprendizagem.

Para assuntos como cadeia alimentar, cálculo de área de superfície ou ciclo da água, por exemplo, o uso de gráficos geométricos e imagens são essenciais na compreensão.

Ensino híbrido

O ensino híbrido é uma tendência da educação, uma metodologia que une virtual e realidade para desenvolver conhecimentos e habilidades. Por isso, é uma ótima opção para despertar a curiosidade e a atenção em sala de aula. 

Gamificação

Esse modelo é muito útil para promover informações e novos conhecimentos.

Desenvolver jogos com os alunos, sejam eletrônicos ou analógicos, facilita a compreensão do funcionamento da lógica e da tecnologia. Jogos de cartas e tabuleiros para o ensino da matemática, por exemplo, também são muito benéficos.

Mesmo com tudo isso, todos nós temos muita dificuldade em abolir palavras de nossos slides, principalmente quando queremos que os alunos anotem o conteúdo. Por isso, aqui estão duas outras dicas para facilitar:

  • Seja mais informal. Apresente o conteúdo como se estivesse conversando com seus alunos, eles reagem muito melhor a essa proximidade, o que amplia a capacidade de aprendizagem
  • Tente usar apenas uma palavra por slide. Por exemplo, ao explicar termos procure associar a ideia a um conjunto de imagens deixando com que os alunos deduzam o restante.

A SM Educação

mais de 80 anos atuando com o compromisso de melhorar a qualidade do ensino por onde passa, o Grupo SM é movido pela educação.

Desde 1937, por meio da consultoria educacional da SM Educação, o trabalho editorial inovador do grupo se tornou referência de qualidade.

Afinal, nascemos na escola para a escola e é a educação que nos move! Entre em contato e transforme o ensino em sua escola com as soluções digitais que só a SM Educação oferece: http://www.smeducacao.com.br/

Acompanhe nossas redes sociais e conte conosco para está evolução na EDUCAÇÃO!



PORQUE A EDUCAÇÃO NOS MOVE!

2 Comentários

Deixe seu comentário