Seja Mudança. Assista o vídeo.

Saiba como organizar a gestão escolar com as dicas da SM Educação

A gestão escolar é tão desafiadora quanto necessária para qualquer instituição de ensino. Uma boa gestão de pessoas permite que os educadores desenvolvam seu trabalho com qualidade, proporcionando aos estudantes progresso na aprendizagem

Comunicação acessível com as famílias é uma forma de valorizar o trabalho desenvolvido na escola e gerar confiança. A satisfação dos clientes leva à fidelização de matrículas e rentabilidade financeira da escola, permitindo que a instituição se mantenha sustentável, isto é, com receitas e despesas equilibradas e autossuficiência.  

Por trás de educadores competentes, estudantes em pleno desenvolvimento e famílias satisfeitas há toda uma estratégia planejada a curto, médio e longo prazo. Por isso, é importante que a gestão acompanhe o nível de satisfação das famílias e busque fortalecer sua atuação para conseguir melhores resultados.
 

Organizando as áreas de gestão escolar

Longe de uma fórmula pronta, a estratégia de gestão escolar varia conforme o perfil e as necessidades de cada instituição de ensino. Em geral, para que a gestão esteja apta a assegurar o pleno funcionamento da escola, é necessário um conhecimento amplo de diversas áreas:

  • Pedagógica
  • Financeira
  • Administrativa 
  • Gestão de pessoas
  • Mercado
  • Negócios educacionais 

Além de conhecer bem o mercado e as necessidades da escola, também é indispensável que a gestão escolar entenda como essas áreas integradas influenciam umas às outras e alteram o funcionamento da instituição, afetando a satisfação e a fidelização de clientes.

Cada área da gestão escolar tem objetivos distintos, que influenciam o funcionamento da instituição de maneiras diferentes, e entender o papel de cada área é essencial para buscar as melhores soluções.


Atenção à gestão pedagógica

A gestão pedagógica acompanha o cumprimento do currículo escolar, toma decisões sobre os direcionamentos pedagógicos e didáticos junto ao corpo docente e coordenação pedagógica, além de influenciar o processo de escolha de materiais didáticos

Por estar estritamente ligada à atuação dos professores e coordenadores pedagógicos, essa área da gestão escolar exige um acompanhamento próximo do dia a dia da instituição.


E o processo de gestão administrativa e financeira?

A gestão administrativa e financeira organiza a escola na dimensão de negócios. Contratos, cadastros, matrículas, orçamentos, administração da estrutura física do espaço escolar, controle de receitas e despesas, entre muitas outras demandas, tornam a gestão administrativa e financeira bastante complexa e desafiadora.

Além disso, nesta dimensão da gestão também estão incluídos o desenvolvimento de pessoal e o apoio ao trabalho docente.  Mesmo para escolas de pequeno porte, é essencial contar com o apoio de ferramentas de gestão para organizar as atividades e torná-las mais eficientes e automatizadas, diminuindo assim a ocorrência de erros.

A comunicação é um ponto crucial na gestão escolar

Uma comunicação eficiente é primordial para qualquer negócio. Mas, na escola, essa é uma tarefa especialmente complexa quando pensamos nas necessidades de seus dois principais clientes: alunos e famílias. 

Oferecer educação de qualidade já não representa mais uma garantia de confiança ou fidelização por parte da família. É preciso assegurar que as famílias estejam cientes do posicionamento da escola, de seus valores e de sua capacidade de desenvolver os estudantes, transmitindo transparência e segurança. Isso ajuda a aproximar a escola do ambiente familiar. 

Qual a saída para gerir da melhor forma?

A chave para alcançar esse relacionamento com sucesso entre escola e família é a comunicação. A gestão escolar pode estabelecer um plano de comunicação pré-definido com as famílias por canais online e off-line. 

Dessa maneira, eventos, ações comemorativas e outras datas especiais programadas podem ser comunicadas com antecedência. 

Para essas ocasiões, uma ferramenta própria da escola pode ser oferecida às famílias,
como um aplicativo para celular, por exemplo, o que torna a comunicação mais certeira e individualizada. 

Gerir a escola com clareza e propósito fortalece o projeto educativo, permite um maior desenvolvimento do corpo docente e dos colaboradores e aproxima escola e família. Educação de qualidade, clientes satisfeitos e um negócio sustentável são consequências de uma gestão escolar fortalecida. 


Potencialize a gestão escolar em sua instituição com apoio da SM Educação

A educação nos move a transformar a realidade, a continuar sonhando, a ser uma consultoria pedagógica cada vez melhor para seguir apoiando nossos parceiros. 

Cada vez mais estamos ao lado de gestores, educadores, pais e alunos, aprendendo com suas experiências e apoiando a missão de transformar por meio da educação.

Está buscando um projeto educativo efetivo e flexível, com materiais didáticos, tecnologia para a sala de aula e apoio contínuo a docentes, estudantes e famílias? Seja qual for a sua necessidade, nós podemos ajudar! 

Em nosso site, por exemplo, você encontra o apoio educacional que sua escola precisa. Nossas soluções didáticas contemplam materiais para todos os níveis de aprendizagem, coleções para ensino bilíngue e religioso, além de muitos outros conteúdos.

Além disso, no blog da SM Educação você pode conferir uma série de conteúdos sobre diversos assuntos indispensáveis ligados ao ambiente escolar. 

Estamos sempre à disposição e prontos para atendê-lo(a). Se preferir, preencha os campos abaixo e entraremos em contato. Até logo!

apoio pedagógico gestão escolar


Deixe seu comentário