Seja Mudança. Assista o vídeo.

Como organizar a formação continuada de professores na escola?

Na docência, assim como em outras profissões, a formação continuada dos profissionais é muito importante. Isso porque o mundo está mudando constantemente e o professor precisa se manter atualizado para oferecer aos alunos oportunidades de desenvolvimento alinhadas às expectativas e necessidades das novas gerações.

Neste post, vamos dar algumas dicas de como implementar e organizar a formação continuada de professores na escola. Confira!

Faça um levantamento das principais dificuldades

Para fazer com que a formação continuada gere resultados, é preciso saber primeiro o que deve ser melhorado. Por isso, faça um levantamento de quais são as principais dificuldades dos professores nas salas de aula.

Uma sugestão é fazer essa análise por meio de conversas com os profissionais sobre os problemas que eles enfrentam com suas turmas. Reuniões frequentes podem ajudar a descobrir o que deve ser trabalhado para melhorar o crescimento deles.

Convide professores a compartilharem suas experiências

Alguns docentes podem iniciar o processo de formação continuada voluntariamente. No entanto, nem todo mundo terá essa atitude de maneira espontânea. E nada melhor do que um exemplo real para mostrar o benefício de um programa como esse para o futuro deles, não é mesmo?

Convide profissionais que já fizeram ou fazem algum curso ou treinamento referente a formação continuada para dar palestras e explicar como esse processo contribui para melhorar a prática deles. Dessa forma, os benefícios ficarão mais claros para os outros.

Organize uma autoavaliação

A gente tende a gostar de algo quando percebe resultados, não é mesmo? A formação continuada de professores funciona da mesma forma. Quando eles virem que há evolução na prática, vão se sentir mais motivados a seguir com a ação.

Depois de cada encontro, seja palestra, workshops ou cursos, peça para os docentes preencherem uma autoavaliação. Dessa forma, eles têm oportunidade de pensar e analisar como o processo os ajuda.

Planeje com antecedência

A formação continuada contribui não só para o desenvolvimento do professor como também para o progresso da escola toda. Com profissionais competentes e atualizados, o ensino terá melhor qualidade. E isso, com certeza, atrai um número maior de pais e alunos durante a campanha de matrículas.

Por isso, é muito importante planejar a formação continuada de professores com antecedência, já que ela repercute diretamente na educação de estudantes. Esse cuidado pode gerar uma propaganda boca a boca para a escola. Quanto antes começar esse processo, mais rápido você verá os pais satisfeitos com o ensino, além de um número maior de pessoas interessadas em matricular seus filhos.

A formação continuada de professores tem benefícios para o profissional, que terá uma visão mais atualizada e completa de como atuar em sala de aula e poderá se sentir mais motivado durante o trabalho. Afinal, é muito bom ver seus alunos engajados e aprendendo o conteúdo sem grandes dificuldades.

Gostou de conhecer essas dicas sobre a formação continuada de professores? Então, siga-nos nas redes sociais para receber outros conteúdos interessantes como este! Estamos no Facebook e no Instagram!

Deixe seu comentário