Seja Mudança. Assista o vídeo.

Conheça 6 vantagens e desafios da educação em tempo integral!

A discussão sobre as vantagens e desafios da educação em tempo integral vem ocorrendo há muito tempo. Contudo, muitas pessoas confundem o termo “ensino integral”, pois pensam que isso significa apenas que o aluno passará mais tempo na escola.

A educação integral vai muito além disso. Esse modelo refere-se ao desenvolvimento máximo dos alunos, visto que, no período extra que o estudante fica na escola, diversas atividades são incluídas no currículo escolar, auxiliando em seu desenvolvimento social, físico, cultural e intelectual.

Neste texto mostraremos as principais vantagens desse modelo de ensino e também alguns desafios para implementá-lo. Acompanhe!

1. Melhor aproveitamento do tempo ocioso

Frequentemente, a criança que sai da escola e vai para casa não aproveita seu tempo livre para estudar ou para se dedicar a atividades culturais, especialmente em um mundo repleto de dispersões tecnológicas.

Nesse ponto, é muito importante entender que a educação em tempo integral pode evitar que o estudante se envolva em atividades inadequadas. Com a permanência do aluno na escola, seu tempo livre é mais bem administrado, seja para praticar esportes, em atividades sociais ou no ganho de novos conhecimentos. Essa vivência torna o tempo escolar muito mais rico e produtivo.

2. Melhor rendimento do aluno

Dedicar mais tempo às atividades extracurriculares auxilia no desenvolvimento social e intelectual dos estudantes, contribuindo para aumentar o interesse por atividades artísticas, esportes e interações em grupo.

Com uma rotina mais organizada, a criança tem um tempo determinado para assistir às aulas, estudar, esclarecer dúvidas, participar de atividades tecnológicas e culturais e aproveitar momentos de lazer. Dessa forma, o aluno alcança melhor rendimento, além de ganhar mais autonomia.

3. Melhora a convivência familiar

Dentre as vantagens e desvantagens da educação em tempo integral, essa pode ser a que mais causa polêmica, porque muitos pais se preocupam diante da ideia de deixar os filhos mais tempo fora de casa. Todavia, esse modelo de ensino é muito benéfico para a convivência familiar.

A criança que passa a maior parte do dia na escola tende a realizar suas tarefas e atividades dentro da instituição. Com isso, ao chegar em casa, ela pode dar mais atenção à família. Como resultado, os pais conseguem se organizar para ter mais tempo de qualidade com os filhos e construir uma relação mais próxima com eles.

4. Desenvolvimento de hábitos de higiene

Ensinar as crianças a escovar os dentes ou lavar as mãos pode ser um desafio. Entretanto, em uma educação integral esses hábitos de higiene se tornam mais naturais, pois os alunos tendem a fazer isso juntos.

Desse modo, o aprendizado ocorre por meio do exemplo, e a higiene se torna um hábito natural e prazeroso.

5. Estrutura adequada e projeto pedagógico

Apesar dos muitos benefícios da educação integral, um dos desafios para as escolas que pretendem aderir a esse modelo é ter uma estrutura adequada. A educação em tempo integral precisa ser baseada em ensinamentos relevantes que proporcionem uma aprendizagem significativa, contribuindo para a formação do estudante como cidadão.

Para que o projeto pedagógico seja eficiente e relevante, a instituição deve aproveitar ao máximo o tempo dos alunos, evitando que a experiência se torne pouco produtiva e entediante. Assim, investir em bibliotecas, quadras de esportes, salas de recreação, passeios e excursões culturais faz toda a diferença no ensino integral.

6. Profissionais capacitados

Outro ponto fundamental quando pensamos em vantagens e desafios da educação em tempo integral é em relação aos profissionais da instituição de ensino, que devem ser experientes e capacitados. Equipes de educadores que trabalham em escolas integrais devem ser comprometidas com o desenvolvimento e os resultados dos alunos.

Para isso, os profissionais devem ser preparados para essa função. A instituição precisa investir no aperfeiçoamento dos educadores, além de oferecer uma carreira compatível com as exigências de um ensino integral.

Portanto, são várias as vantagens e os desafios da educação em tempo integral. Contudo, os benefícios desse modelo de ensino são notórios, pois a criança tem sua rotina mais organizada, com tempo para estudar, se divertir e se dedicar a atividades culturais e esportivas, desenvolvendo competências em diferentes áreas da vida.

O que você achou dessa reflexão? Gostou? Então, compartilhe nas suas redes sociais e mostre aos seus colegas educadores todos os benefícios da educação integral!

COMPARTILHE ESTA HISTÓRIAShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Deixe seu comentário