Seja Mudança. Assista o vídeo.

Organização e utilização das obras aprovadas da SM Educação no PNLD 2021 – Objeto 2

Para distribuir as obras didáticas, o PNLD 2021 conta agora com o Objeto 2, cuja proposta é a separação de coleções por Área do Conhecimento e Específicas. A escolha das obras nessa fase ocorrerá ainda em 2021. 

Neste artigo, saiba mais sobre esse processo e aproveite para conhecer as obras aprovadas da SM Educação. Acompanhe!

PNLD 2021 – Objeto 2: como funciona?

Em 2021, ocorrerá a escolha do Objeto 2, com obras por Área do Conhecimento e obras Específicas.

As obras por Área do Conhecimento e Específicas substituirão as obras ‘disciplinares’. Ou seja, não serão mais distribuídas as coleções tradicionais por componentes curriculares (Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Química, etc).

Em vez disso, serão distribuídos livros para cada Área do Conhecimento (Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias) e mais três obras Específicas (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas com Matemática e suas Tecnologias, Língua Portuguesa e Língua Inglesa).

As obras por Área do Conhecimento são apresentadas em coleções com seis volumes cada. 

As três obras Específicas são apresentadas em volumes únicos independentes: Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em diálogo com Matemática e suas Tecnologias. 

SM Educação no PNLD 2021 – Objeto 2

A SM Educação teve suas obras 100% aprovadas no PNLD 2021 – Objeto 2, e está participando do programa com obras nas quatro Áreas do conhecimento e obras Específicas. Para a área de Matemática e suas Tecnologias, temos duas obras aprovadas. 

Conheça cada uma a seguir e acesse o site para conferir na íntegra o conteúdo de todas as obras.

Ao acessar o site, clique na aba “Nossas soluções” e confira na íntegra todas as obras da SM Educação aprovadas no Objeto 2. 

Ser Protagonista – Linguagens e suas Tecnologias é a coleção ideal para preparar os alunos para os desafios do século XXI.

A coleção articula de forma simples, direta e interdisciplinar os conhecimentos da área de Linguagens e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Arte e Educação Física). É uma ferramenta valiosa para desenvolver uma prática educativa inovadora, que coloca o estudante no centro da educação e o torna protagonista de seu próprio aprendizado.




Ser Protagonista – Matemática e suas Tecnologias é a coleção ideal para explorar a Matemática no Novo Ensino Médio e busca o letramento matemático no contexto da educação integral, o que inclui o desenvolvimento de habilidades, competências e níveis de cognição dos estudantes, bem como de valores e atitudes. 

O conteúdo da coleção utiliza uma linguagem clara e acessível que, alinhada aos temas contemporâneos e atuais, tornam o material muito mais atrativo e instigante para o jovem.




Ser Protagonista – Ciências da Natureza e suas Tecnologias articula de forma simples e direta os conhecimentos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física).

Por meio de sua abordagem interdisciplinar, a coleção apoia o desenvolvimento de habilidades e competências gerais e específicas da BNCC. Isso traz diversos benefícios para a educação integral do aluno, como desenvolvimento do protagonismo, autonomia, trabalho em equipe, pensamento crítico e valores para exercer a cidadania.




Ser Protagonista – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas é uma coleção que vai muito além do conteúdo: desenvolvimento intelectual, físico, emocional, social e cultural são trabalhados ao longo da obra, desenvolvendo competências específicas da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Filosofia, Geografia, História e Sociologia).

Exercitar a prática de pesquisa e a solução de problemas é essencial para a formação de alunos críticos e participativos na sociedade. Por isso, a coleção adota metodologias ativas, incentivando o uso do conhecimento para solucionar problemas complexos por meio de atividades de diálogo, reflexão, análise, investigação, elaboração de hipóteses e criação de planos de ação.




Quadrante – Matemática e suas Tecnologias é a coleção ideal para despertar o interesse pela matemática e preparar os jovens para os desafios.

De maneira simples e organizada, a obra apresenta conteúdos voltados ao desenvolvimento de competências e habilidades gerais e específicas da área de Matemática e suas Tecnologias.

Com foco na formação integral, o estudante poderá desenvolver também valores e competências essenciais para exercer a cidadania ativamente, como o trabalho em equipe, o protagonismo e a autonomia.



Em um mundo globalizado, o domínio da língua inglesa é essencial para a formação integral do estudante. Pensando nisso, a obra específica da SM Educação, New Alive High, desenvolve competências e habilidades da BNCC para o uso crítico da língua em diferentes contextos, trabalhando listening, reading, speaking e writing.

New Alive High também integra os saberes da área de Linguagens relacionando-os a outras áreas de conhecimento, possibilitando ao estudante vivenciar experiências que se aproximam de seu cotidiano.




Por meio da obra específica Ser Protagonista – Língua Portuguesa, que faz parte da área de Linguagens e suas Tecnologias, o docente poderá apoiar os estudantes na criação de espaços de reflexão e liberdade de pensamento por meio de linguagens. 

Para isso, serão trabalhados gêneros discursivos, uso da linguagem em diversos contextos, análise e produção de textos de temas e estruturas complexas, entre outras estratégias.

Os estudantes serão engajados em atividades de temas relevantes e contemporâneos, pensando nas culturas juvenis, incluindo rodas de conversa, pesquisas, compartilhamento de experiências, projetos de criação de produtos culturais, organização de eventos, etc.



Ser Protagonista – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em Diálogo com a Matemática é a obra que integra as áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e de Matemática, especificamente no campo de conhecimento da Economia. 

Ao longo do livro, o estudante poderá relacionar operações matemáticas a conceitos de ciências humanas como ciência econômica, economia brasileira e desigualdade econômica.

O conteúdo do livro proporciona o estudo de conceitos e índices econômicos que se apresentam no cotidiano e que são essenciais para o desenvolvimento humano, como conceito de valor, renda, riqueza, Produto Interno Bruto (PIB) e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), entre outros.



As obras aprovadas da SM Educação apoiam o desenvolvimento de habilidades, competências, atitudes e valores, incentivam o protagonismo e a autonomia do estudante, valorizam as culturas juvenis e dialogam com temas contemporâneos de interesse do jovem, entre outros benefícios que tornam a aprendizagem mais significativa.

No PNLD 2021, lembre-se: opte pelas obras da SM Educação e faça a melhor escolha para a formação integral dos jovens no Novo Ensino Médio!



 

Deixe seu comentário