Seja Mudança. Assista o vídeo.

Aprendizagem com projetos: aulas mais criativas e alunos engajados

Nunca se deu tanta atenção à inovação no contexto pedagógico como nos dias atuais. Mudanças econômicas, sociais, políticas e tecnológicas estão transformando a maneira como lidamos com trabalho, estudos, lazer, comunicação, etc. Com isso, é natural que as novas gerações de estudantes exijam uma escola mais flexível e integrada às novidades, que ofereça experiências de aprendizagem mais contextualizadas aos novos tempos. Nesse sentido, a aprendizagem com projetos tem ajudado escolas e educadores a enfrentarem os desafios para engajar cada vez mais os alunos.

Graças a essa abordagem, é possível oferecer aulas mais criativas e envolventes que, de fato, causem impactos positivos na educação dos estudantes, que, por meio de uma participação mais prática, desenvolverão habilidades importantes para o novo século.

Quer saber mais sobre esse tema? Então, continue a leitura e confira por que a aprendizagem com projetos é benéfica para as instituições de ensino. Acompanhe!

O que é a aprendizagem com projetos?

A flexibilização do ensino e os novos modelos de escola têm sido pautas comuns na discussão sobre os rumos da educação básica. As novas gerações são mais independentes e estão acostumadas a explorar o mundo virtual desde cedo, com as crianças sempre sujeitas a um grande volume de informações e estímulos.

Ganhar a atenção do aluno na sala de aula e promover o aprendizado é um desafio cada vez maior para o professor. Aqui entra a metodologia de aprendizagem com projetos, que dá autonomia ao aluno e permite a ele aprender enquanto soluciona desafios dos projetos ativamente, guiado por questões norteadoras sobre o funcionamento do mundo.

Esse modelo de aprendizado consiste na construção de conhecimentos em que o aluno, por meio de um trabalho investigativo, pode responder uma questão complexa ou solucionar um problema específico. O mais interessante é que, dessa forma, o aprender e o fazer andam juntos.

“Os estudantes gostam de perguntas sem respostas”. A frase do educador indiano Sugata Mitra indica a essência do ensino instigador: a curiosidade. Para o aluno, é muito mais interessante ser movido por questões e problemas que o forcem a encontrar uma resposta do que receber conhecimento pronto para decorar.

Qual é a relevância e os benefícios da aprendizagem com projetos?

A necessidade de engajamento do aluno e a contextualização dos saberes mostram a relevância da aprendizagem com projetos, baseada em desafios motivadores que desenvolvem processos de reflexão e análise, atrelados às habilidades do século XXI. O resultado é o conhecimento funcional e significativo.

Essa metodologia proporciona vários benefícios, como:

·        todos os componentes curriculares são trabalhados, de maneira integrada, em projetos que estimulam no aluno o descobrimento de si e sua interação com o meio;

·        melhora a convivência com colegas e professores;

·        maior desenvolvimento;

·        compreensão de visão do mundo;

·        respeito à natureza e ao meio ambiente;

·        estímulo da cidadania e das relações sociais.

Para o educador, o ensino com projetos integradores traz flexibilidade e dinamismo à prática docente. Como o aluno é o protagonista das atividades, o professor assume o papel de mediador, responsável por facilitar a organização da classe e o trabalho em equipe.

Os projetos ainda contribuem para envolver o aluno nos temas e acontecimentos da sociedade, mostrando que o conhecimento está em todo lugar e é produzido nos mais diversos contextos.

O trabalho com projetos, especialmente no Ensino Fundamental, oferece um leque de possibilidades para que o professor desperte o interesse dos alunos, não apenas pelos componentes curriculares em si, mas principalmente pelo prazer em aprender.

Por que a inovação na escola é importante para esse modelo de aprendizado?

A inovação na escola é uma das principais ferramentas para se aderir à metodologia de aprendizagem com projetos. O desenvolvimento de habilidades como criatividade, capacidade de questionamento e inovação são o foco de muitas instituições de ensino.

Contudo, o que vemos, em muitas situações, são conteúdos ministrados de maneira maçante, salas lotadas e pouco resultado. Para mudar esse cenário, é imprescindível que as escolas e os educadores inovem em suas estratégias pedagógicas. Dessa forma, é possível mudar radicalmente a experiência dos alunos em sala de aula.

Existem diversos caminhos para implementar a inovação na escola, a começar pelo uso de ferramentas tecnológicas de aprendizagem, como projetos pedagógicos inovadores que atraiam a atenção dos alunos e proporcionem mais engajamento.

Quais os benefícios de aliar a inovação na escola com o aprendizado por projetos?

Aliar a inovação na escola com a aprendizagem por projetos é uma estratégia pedagógica muito benéfica para as instituições de ensino. Confira algumas vantagens desse processo:

Alia a teoria e a prática

Como mencionamos, nesse método de aprendizagem a teoria e a prática são inseparáveis, e essa é umas das principais vantagens. Esses projetos ajudam os estudantes a explorar o conhecimento, dando a eles uma nova perspectiva do conteúdo.

Integra o aluno e o educador

Práticas pedagógicas inovadoras deixam o ensino mais motivador e significativo, tanto para os alunos quanto para os educadores. Isso incentiva a autoconfiança, afetividade, socialização e integração entre os estudantes e os educadores.

Torna o ensino mais atraente

A inovação nas escolas proporciona aulas mais dinâmicas e interativas, o que promove mais engajamento e atrai a atenção dos alunos. Ter esse diferencial, além de melhorar o desenvolvimento acadêmico dos estudantes, aumenta o índice de satisfação dos pais.

Fortalece a marca da escola

Os métodos de aprendizagem com projetos e inovações de ensino são diferenciais que fazem com que a escola se destaque na comunidade. Isso fortalece a marca da instituição e também a sua reputação como referencial de ensino.

Treina a pedagogia do educador

Os alunos não são os únicos que se beneficiam dessa metodologia. Os educadores tendem a ganhar uma experiência de ensino enriquecedora, além de mais motivação para sempre se aprimorar e inovar. Tudo isso reflete positivamente na qualidade do ensino, o que, consequentemente, atrai mais alunos para a instituição.

Como vimos, a aprendizagem com projetos é um método que vai muito além da teoria, desenvolvendo diversas habilidades importantes nos alunos. Sua adoção, aliada à inovação nas escolas, forma estudantes mais preparados para o mercado de trabalho e também fortalece a marca da instituição, que se torna referência em um método de ensino mais efetivo.

Quer ter acesso a outras dicas e materiais de apoio? Curta nossa página no Facebook e no Instagram!

COMPARTILHE ESTA HISTÓRIAShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

4 Comentários

Rogério Cirilo escreveu:

Gostei muito. Parabéns!


Deixe seu comentário