Seja Mudança. Assista o vídeo.
Educação – Tudo que se planta, colhe.

Meio Ambiente e Alimentação. Quer uma horta na escola?

Que tal uma horta como um poderoso instrumento pedagógico, ecológico e humanista - que pode ampliar ainda mais a gama de atividades para seus alunos?

Já pensou o quanto uma horta pode ajudar a sua escola a envolver seus alunos e trazer inúmeros estímulos e aprendizados, promovendo o senso de coletividade e trabalho em equipe? Por exemplo, estimulando a observação de como o clima e o cuidado estão diretamente ligados ao desenvolvimento das plantas e o quanto elas são importantes na nossa alimentação?

Uma horta pode instigar a pesquisa em várias disciplinas e ajudar a experimentar uma vida saudável à medida que possibilita aos alunos realizarem atividades práticas, ao ar livre, em contato com a própria natureza.

A atração pelas plantas é atitude instintiva e natural em todos nós. Por que não aproveitá-la? A horta pode também estimular o contato e a interação com o meio ambiente, incentivando o hábito alimentar mais saudável. A curiosidade sobre como a vida funciona, como nasce, cresce e se desenvolve, estimula os estudantes a sempre buscar novidades na realidade à sua volta.
Que tal implantar uma horta na sua escola para ganhar mais esse poderoso instrumento pedagógico, ecológico e humanista que ampliará a gama de atividades oferecidas pela sua instituição?

Vantagens da horta na escola:

 – Conscientizar e educar as crianças e adolescentes sobre a importância do cuidado com o meio ambiente;

 –  Criar o aprendizado sobre plantio, semeadura e colheita dos alimentos e flores;

 – Estimular alunos a propagarem o que foi aprendido sobre a horta tanto em casa como nas suas comunidades;

 – Construir um aprendizado sobre o quanto é essencial à saúde o uso de alimentos nutritivos e bem cuidados;

 – Repartir as responsabilidades pelo local entre todos, cuidando-o e limpando-o;

 – Promover o trabalho em grupo, com alunos, professores e funcionários, todos engajados no mesmo objetivo e

 – Estimular os professores de outras disciplinas a usarem a horta também como método de ensino.

Com a horta, a teoria ministrada em sala ganha exemplos reais e deixa de ser abstrata, além de aproximar estudantes de hábitos saudáveis e ecologicamente corretos, e de explorar sua relação com a natureza e os impactos que suas ações podem causar no sentido ecológico.

Seja mudança. Ajude a criar a horta da sua escola

COMPARTILHE ESTA HISTÓRIAShare on FacebookTweet about this on Twitter

Deixe seu comentário