Seja Mudança. Assista o vídeo.
Uma imagem vale mais que mil palavras

Inove em Suas Aulas

Mapas conceituais, ilustrações, desenhos e figuras são fortes aliados no processo de aprendizagem.

Você sabia que seus alunos obtêm melhores resultados quando as tarefas são vivenciadas, experimentadas e concretizadas?

Por isso é melhor fugir da estratégia de ler apresentações de PowerPoint, linha por linha, durante as aulas e criar novas formas de apresentar suas aulas.

Isso por que, quando temos que ler e ouvir o mesmo conteúdo simultaneamente, a carga cognitiva fica muito alta, prejudicando a assimilação de informações. Além de aumentar o risco de sobrecarregar a capacidade de memória, causando efeito negativo no aprendizado.

Um estudo australiano,  o “1999 Kalyuga Study”, concluiu que a utilização de estímulos visuais com palavras, durante uma apresentação, aumenta a carga cognitiva, em vez de diminui-la.

As pesquisas mostram que ao aliviar a carga de informação, fica mais fácil para o cérebro do estudante acessar a informação e transformá-la em memória.

A ideia, então, é tirar ao máximo os elementos textuais de suas apresentações, e passar a falar por tópicos, compartilhando imagens ou gráficos com os alunos.

Por exemplo, é muito mais eficiente nas aulas de matemática e ciências mesclar pistas visuais com explicações orais.

Para assuntos como cadeia alimentar, cálculo de área de superfície ou ciclo da água – o uso de gráficos geométricos e imagens são essenciais na compreensão.

E por que não, para quem ensina ciências, usar uma foto dos dentes de um leão e de uma zebra na tela enquanto explica a diferença entre carnívoros e herbívoros? Isso vai aumentar a apreensão da informação.

Mas todos nós temos muita dificuldade em abolir palavras de nossos PowerPoints, principalmente quando queremos que os alunos anotem o conteúdo. Por isso, aqui estão duas dicas para facilitar:

Seja mais informal. Apresente o conteúdo como se estivesse conversando com seus alunos, eles reagem muito melhor à essa proximidade, o que amplia a capacidade de aprendizagem.

Tente usar apenas uma palavra por slide. Por exemplo, ao explicar termos procure associar a ideia a um conjunto de imagens deixando com que os alunos deduzam o restante;

Resumo: uma imagem pode ensinar mais que mil palavras.

E você? Como tem inovado na hora de apresentar suas aulas?

Conte pra gente.

COMPARTILHE ESTA HISTÓRIAShare on FacebookTweet about this on Twitter

Deixe seu comentário