Seja Mudança. Assista o vídeo.

Escola e família – Uma relação fundamental

Escola e família devem caminhar juntas em prol de um objetivo único – uma melhor Educação.

O cenário mais positivo na Educação é aquele que estimula a participação das famílias na escola, não só de maneira informativa e consultiva, mas com um papel educativo, avaliativo e até mesmo decisório. A participação da família na escola tem impacto direto no desenvolvimento dos estudantes, seja na aprendizagem, seja em sua autoestima, uma vez que favorece um cenário de proximidade entre pais e filhos.

A escola sozinha não é responsável por educar e ensinar. Essa responsabilidade de educar é dividida com a família. Por exemplo, o comparecimento dos pais, ao menos uma vez por semana, na escola dos filhos é muito importante. Assim, eles podem conversar com os professores para saber como seus filhos estão nos estudos, no relacionamento com os colegas, etc. Não basta olhar os cadernos e perguntar aos próprios filhos como estão na escola. É preciso participar e estar verdadeiramente presente nesse acompanhamento.

O papel educativo do processo passa por envolver os familiares nas propostas pedagógicas dentro ou fora da escola, inclusive contemplando as necessidades dos pais nessas propostas. Algumas instituições já promovem encontros entre escola e os pais, fora do estabelecimento de ensino, como em viagens, saraus e outros. O objetivo é estreitar essa relação tão fundamental.

Já as participações avaliativas e decisórias se dão quando, por exemplo, a escola leva aos pais a discussão de como aumentar a participação deles na própria escola, ou, em casos de problemas de desempenho dos estudantes, como contornar essa questão?  Saber também como a família pode ajudar em casa.

Resumo: em todos os modelos de participação trata-se de uma relação que só tem a acrescentar no processo de aprendizagem e deve ser cuidada com muito carinho.

E sua escola? Já está de portas abertas para os pais?

COMPARTILHE ESTA HISTÓRIAShare on FacebookTweet about this on Twitter

Deixe seu comentário