Seja Mudança. Assista o vídeo.

7 museus para explorar a cultura brasileira

Confira dicas de museus com atividades educativas e mediação para a comunidade escolar!

Um dos papéis dos museus é preservar e divulgar a história e cultura do Brasil por meio de obras de arte, artefatos e materiais diversos que contribuam para a compreensão e apreciação da nossa diversidade. O espaço museológico também é um lugar para aprender e contextualizar o que se ensina na escola e, por isso, os museus oferecem um núcleo educativo para a comunidade escolar, que pode incluir visitas mediadas, cursos, oficinas e atividades diversas.

Confira a seguir sugestões de museus brasileiros com atividades educativas para fascinar alunos, professores e famílias:

Museu da Imigração – São Paulo


O Museu da Imigração é o local para compreender os fluxos migratórios que contribuíram para a formação da cidade de São Paulo, durante os séculos XIX e XX. A exposição principal traz objetos pessoais de imigrantes, documentos históricos e depoimentos em áudio e vídeo. O núcleo educativo oferece programas focados em diversos públicos, inclusive para comunidades de migrantes que vivem nos territórios próximos, no centro da cidade.  O museu ocupa o prédio histórico onde funcionava a antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, que recebeu 2,5 milhões de pessoas entre 1887 e 1978, quando encerrou suas atividades.


Instituto Ricardo Brennand – Recife


Museu das Armas do Instituto Ricardo Brennand. Fonte/Imagem

O instituto, localizado no bairro da Várzea, em Recife, é um complexo composto de seis edifícios –  Museu das Armas, Pinacoteca, Biblioteca, Auditório, Jardim das Esculturas e Galeria –  e abriga preciosidades do acervo pessoal do engenheiro e empresário Ricardo Brennand, além de dar espaço a exposições de artistas convidados, com destaque para o polo artístico-cultural recifense. Em suas ações educativas, o instituto oferece visitas mediadas, oficinas de arte e formação de educadores.


Museu da Gente Sergipana – Aracaju


O Museu da Gente Sergipana ocupa o prédio do antigo Colégio Atheneu Dom Pedro II, o “Atheneuzinho”, construído em 1926. Apesar de sua construção clássica, o museu tem uma proposta totalmente contemporânea à cultura digital, com um espaço multimídia de imersão que envolve as novas gerações. Com o objetivo de disseminar a memória e cultura popular sergipana, o museu desenvolve atividades multidisciplinares para educadores e valoriza o processo lúdico das brincadeiras na mediação cultural com crianças.


Museu Imperial – Petrópolis


A casa de verão da Família Real, construída no centro de Petrópolis em 1862, foi transformada no icônico Museu Imperial, que preserva diversos itens de mobiliário, instrumentos musicais, roupas e objetos de Dom Pedro II e de sua família.  O trabalho pedagógico do museu promove conhecimento e abordagem crítica do período monárquico por meio da mediação e exploração dos objetos de carga histórico-cultural. Além disso, oferece diversas opções educativas, como o Projeto Petrópolis, que organiza atividades interativas no espaço do museu para que estudantes do Ensino Fundamental explorem a história da cidade.


Casa Mário de Andrade – São Paulo


O sobrado onde o modernista Mário de Andrade viveu por 24 anos está aberto ao público como museu e espaço cultural. A exposição de longa duração intitulada Morada do Coração Perdido expõe objetos pessoais, móveis originais da casa e produções artísticas do autor. Assim como Mário de Andrade, que tinha interesses variados, o museu abrange em sua programação atividades educativas em diversas artes, como literatura, música e teatro. O público tem acesso a cursos, grupos de estudos, concertos, oficinas e palestras, tornando a casa um verdadeiro espaço coletivo de disseminação da cultura brasileira.


Museu Oscar Niemeyer – Curitiba


A estrutura impressionante do Museu Oscar Niemeyer (MON) é um cartão postal clássico de Curitiba, projeto do arquiteto homônimo dedicado a exposições de artes visuais, design e arquitetura. O MON investe no potencial educativo da arte com visitas mediadas, oficinas de criação artística e atendimento personalizado a instituições, professores e profissionais da área. O projeto MON para Educadores, por exemplo, oferece oficinas gratuitas para enriquecer a formação dos profissionais da educação.


Museu do Futebol – São Paulo


O Museu do Futebol é referência para a preservação e divulgação da história do esporte que é patrimônio histórico e cultural do país. Sua exposição principal mostra a influência da cultura futebolística que atravessa gerações por meio de objetos nostálgicos, homenagens a jogadores icônicos e materiais audiovisuais. Está muito bem localizado nas instalações do Estádio do Pacaembu e, em seu núcleo educativo, proporciona visitas em grupo, mediação para visitantes em geral, atividades, projetos e materiais didáticos relacionados ao esporte.

COMPARTILHE ESTA HISTÓRIAShare on FacebookTweet about this on Twitter

1 Comentário

tarcimario escreveu:

gostei


Deixe seu comentário